terça-feira, 3 de abril de 2007

O que é transesterificação

A transesterificação é o processo mais utilizado atualmente para a produção de Biodiesel. Por meio dessa reação é possível a separação da glicerina dos óleos vegetais. As moléculas de óleos vegetais em questão são formadas por três ésteres ligados a uma molécula de glicerina, ou seja, são triglicerídios.
O processo inicia-se juntando o óleo vegetal com um álcool simples (metanol, etanol, propanol, butanol) e catalisadores (que podem ser ácidos, básicos ou enzimáticos) para acelerar a reação. Nesse processo, a glicerina é removida do óleo vegetal por decantação, deixando o óleo mais fino e reduzindo a sua viscosidade.
Resumidamente, após a reação de transesterificação obtém-se a glicerina ― substância de alto valor agregado, usada por indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de explosivos ― e o Biodiesel, um combustível renovável alternativo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Queridos alunos!
Vejo que estão aprendendo muitas coisas sobre o biodiosel.Procurem sempre postar suas opiniões sobre o que estão pesquisando e aprendendo e não esqueçam de colocar a fonte de suas pesquisas. Abraços.Prof.Gelsi

Unknown disse...

professor gostaria de saber quais os procedimentos de purificação do biodiesel após a transesterificação? obrigado!

000000 disse...

gostei muito, mim ajudou num trabalho de química sobre biocombustível ( biodiesel... ótimo site, obg !

000000 disse...

gostei muito, mim ajudou em um trabalho de química sobre bicombustível ( biodiesel), ótimo site, obg !